A criminologia moderna...

A criminologia moderna
  • A. é uma ciência normativa, essencialmente profilática, que visa oferecer estratégias para minimizar os fatores estimulantes da criminalidade e que se preocupa com a repressão social contra o delito por meio de regras coibitivas, cuja transgressão implica sanções.
  • B. ocupa-se com a pesquisa científica do fenômeno criminal — suas causas, características, sua prevenção e o controle de sua incidência —, sendo uma ciência causal-explicativa do delito como fenômeno social e individual.
  • C. ocupa-se, como ciência causal-explicativa-normativa, em estudar o homem delinquente em seu aspecto antropológico, estabelece comandos legais de repressão à criminalidade e despreza, na análise empírica, o meio social como fatores criminógenos.
  • D. é uma ciência empírica e normativa que fundamenta a investigação de um delito, de um delinquente, de uma vítima e do controle social a partir de fatos abstratos apreendidos mediante o método indutivo de observação.
  • E. possui como objeto de estudo a diversidade patológica e a disfuncionalidade do comportamento criminal do indivíduo delinquente e produz fundamentos epistemológicos e ideológicos como forma segura de definição jurídico-formal do crime e da pena.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O uso e a ocupação de terras devem obedecer aos critérios de sustentabilidade, a fim de minimizar os problemas ambientais e a degradação dos recursos naturais, particularmente no que se refere a solos e água. Nesse contexto, é necessário que se faça o diagnóstico do meio físico da região, para posterior elaboração de projeto de uso sustentável. Essas atividades requerem conhecimentos das diversas áreas da ciência do solo. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O estudo do cenário ambiental de uma área é extremamente complexo, pois deve envolver avaliação de vários recursos naturais. Em estudos dessa natureza, o mapeamento de solos é uma ferramenta essencial na estratificação de ambientes, pois esses se encontram em contato com a biosfera, atmosfera, hidrosfera e geosfera.

Resolva a questão aqui ›


A respeito da evolução legislativa, da organização e dos princípios constitucionais da seguridade social, julgue os itens seguintes.

Segundo entendimento do STF, o princípio constitucional da irredutibilidade do valor dos benefícios impede a redução da renda mensal da aposentadoria, ainda que esta tenha sido concedida em desacordo com a lei.

Resolva a questão aqui ›


Em relação a gestão de desempenho, julgue os itens seguintes

Escalas ancoradas em comportamento são instrumentos de avaliação de desempenho que pedem ao avaliador para indicar qual comportamento melhor representa o desempenho do trabalhador avaliado em cada dimensão avaliada. Nessas escalas, há apenas itens que descrevem comportamentos exemplares associados a cada dimensão ou quesito.

Resolva a questão aqui ›