Quando se fala sobre a coordenação e subordinação de...

Quando se fala sobre a coordenação e subordinação de entes, órgãos e agentes entre si e se alude à uma distribuição de funções, para que seja promovida uma sequência de autoridade progressiva, estrutura que viabilizará a ordenação harmônica de atuações, agregada a possibilidade de fiscalização e correção de eventuais irregularidades, trata-se da descrição do poder
  • A. discricionário da administração, que tem a função de gestão, com esfera de decisão fundada exclusivamente em critérios de conveniência e oportunidade para organização administrativa.
  • B. disciplinar, que se aplica às relações jurídicas ou não jurídicas travadas pela Administração pública, com vistas ao incremento de controle.
  • C. de polícia, cujo conteúdo contemporâneo não traz mais o sentido de limitação a direitos e garantias individuais.
  • D. hierárquico, intrínseco à organização administrativa e que se consubstancia em importante ferramenta para viabilizar a execução das funções administrativas.
  • E. regulamentar, que constitui verdadeira competência normativa originária para organização da administração, possibilitando não só a estruturação das atividades, mas também a reestruturação de pessoal, com criação e extinção de cargos e empregos visando ganho de eficiência e economicidade.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens a seguir referentes aos princípios internacionais de contabilidade e leasing.

O leasing financeiro tem como uma de suas características a transferência de todos os riscos e/ou benefícios decorrentes do uso do bem arrendado ao arrendatário.

Resolva a questão aqui ›


A partir do texto acima, e considerando os objetivos do planejamento em saúde no âmbito do SUS, julgue os itens subsequentes.

O monitoramento e a avaliação do processo de planejamento, das ações implementadas e dos resultados alcançados fortalecem a gestão do SUS, embora não favoreçam a sua transparência.

Resolva a questão aqui ›


Tendo o texto acima por referência inicial e considerando aspectos significativos da ordem econômica e social contemporânea, julgue os itens seguintes.

A atividade informal a que se refere o texto pode ser traduzida como experiência laboral típica dos dias atuais em que o trabalhador, conquanto registrado em carteira profissional, abre mão de determinados direitos trabalhistas, como férias e aposentadoria por tempo de serviço.

Resolva a questão aqui ›