Ana, ao adquirir um automóvel, pagou uma entrada em che...

Ana, ao adquirir um automóvel, pagou uma entrada em cheque e financiou o restante do valor devido. Para assegurar o cumprimento do financiamento, firmou com certa instituição financeira um contrato acessório, transferindo para a instituição financeira credora a propriedade do automóvel, sob condição resolutória de integral quitação do débito.

Tendo como referência inicial a situação apresentada, julgue os itens que se seguem em relação à disciplina dos contratos comerciais e dos títulos de crédito.

O contrato acessório firmado por Ana com a instituição financeira é um contrato do tipo arrendamento mercantil.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Marcelo, servidor do estado do Paraná e pai de quatro filhos menores, aposentou-se pelo sistema PARANAPREVIDÊNCIA. Entretanto, o ato de concessão de aposentadoria não foi aprovado pelo Tribunal de Contas do estado do Paraná.

Considerando a situação hipotética acima com base na legislação previdenciária paranaense, julgue os itens subseqüentes, relativos à concessão, à manutenção e ao cancelamento de benefícios previdenciários instituídos pelo sistema PARANAPREVIDÊNCIA.

No caso de Marcelo, deverá prevalecer a aposentadoria nos termos em que foi concedida pelo sistema PARANAPREVIDÊNCIA, não sendo competente o Tribunal de Contas do estado para apreciar a questão.

Resolva a questão aqui ›


Paciente, G2P1, com gestação gemelar de 20 semanas, refere que ainda tem náuseas e vômitos e que, na última semana, passou a ter pirose. Relata que, na gravidez anterior, o que mais a incomodou foi o edema em membros inferiores, que ocorrera no final da gestação.

Com base nesse caso hipotético, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O edema de membros inferiores, no final da gestação, está associado ao menor retorno venoso em função da compressão da veia cava inferior pelo útero gravídico.

Resolva a questão aqui ›


Com base nas informações e nas situações acima apresentadas, julgue os itens subsequentes.

A escala do mapa na situação IV é de 1:100.000.

Resolva a questão aqui ›