Sobre a relação entre sistema penal e pobreza é corret...

Sobre a relação entre sistema penal e pobreza é correto afirmar que
  • A. por se tratar de uma questão de saúde, a internação das pessoas com transtorno mental pelas medidas de segurança não se dá de maneira seletiva como no processo de criminalização.
  • B. o surgimento da prisão como forma de punição por excelência nos séculos XVIII e XIX teve como fulcro a substituição de penas cruéis, mas somente nas últimas duas décadas passou a ser um mecanismo de controle social da pobreza.
  • C. o efetivo respeito ao garantismo penal é capaz de reverter o caráter seletivo do sistema penal brasileiro e sua consequente gestão autoritária da miséria.
  • D. a vertente criminológica do conflito identifica a pobreza como principal causa da criminalidade e defende maior investimento social para reduzir as taxas de crimes.
  • E. tal qual o processo de criminalização, a vitimização também é um processo seletivo que tem como alvo preferencial os mais pobres.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O omeprazol é um dos protetores gástricos de mais alto consumo atualmente. Sua administração é feita na forma de cápsulas preenchidas com pellets do fármaco a 10% (p/v). Considerando essas informações, julgue os itens a seguir. O omeprazol é mais bem absorvido durante o período de jejum, por se tratar de uma base fraca, com maior atividade em sua forma ionizada.

Resolva a questão aqui ›


A partir da nova concepção no sistema de prova do acidente do trabalho, o critério para definir o nexo causal da doença ocupacional passa a levar em conta dados estatísticos epidemiológicos. A abordagem passa

Resolva a questão aqui ›


A atual LDB (9394/96) resultou de um processo de discussões que iniciaram na abertura democrática a partir da década de 1980. É correto afirmar que em relação à escola sua maior contribuição foi apontar legalmente a necessidade de construção coletiva da:

Resolva a questão aqui ›