Dalva é empregada da empresa Estrela do Sul S.A. e possu...

Dalva é empregada da empresa Estrela do Sul S.A. e possui um filho menor de 18 anos, que frequenta regularmente a escola. Requereu ao seu empregador que pudesse gozar as suas férias em período coincidente com as férias escolares de seu filho.

À luz da CLT, é correto afirmar que:

  • A. Dalva tem direito àquilo que reivindica, pois tendo filho estudante menor de 18 anos, pode fazer coincidir as suas férias com as escolares;
  • B. para que a empregada possa fruir do direito perseguido, deverá assim requerer ao empregador em até 15 dias antes do término do período aquisitivo;
  • C. somente se a empregada também fosse estudante é que poderia tirar férias no mesmo período das férias escolares de seu filho;
  • D. caso Dalva seja casada com empregado da Estrela do Sul S.A., a família poderá tirar as férias no recesso escolar de seu filho;
  • E. o empregador não está obrigado a conceder as férias em período coincidente com as férias escolares do filho menor de sua empregada.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Questão de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais

Nos termos do Estatuto da UEMG, integram a instituição, além do Campus de Belo Horizonte, os seguintes campi regionais, EXCETO:

Resolva a questão aqui ›


Gestante, 40 anos de idade, quatro partos normais prévios, realiza indução do parto por pós-datismo. Inicia tratamento com misoprostol e passa para ocitocina, evoluindo para parto normal sem episiotomia. No puerpério, inicia com sangramento aumentado via vaginal. O plantonista é chamado para avaliação.

No que se refere a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A técnica de B-Lynch é utilizada em casos de inversão uterina.

Resolva a questão aqui ›


Considerando arranjos e cadeias produtivas, redes de especialistas, bem como liderança e gestão de projetos tecnológicos, julgue os próximos itens.

O processo de globalização, que possibilitou maior rapidez de transporte e comunicação, excluiu a proximidade geográfica das preocupações de qualquer empresa para a obtenção de ganhos de escala, a formação de cultura tecnológica, o fluxo de conhecimentos e a produção de inovações.

Resolva a questão aqui ›