gênese da obesidade é caracterizada por um distúrbio n...

gênese da obesidade é caracterizada por um distúrbio nutricional relacionado a um balanço energético positivo, decorrente de um desequilíbrio crônico entre a ingestão calórica (alimentação) e o gasto energético, apresentando acúmulo excessivo de tecido adiposo na composição corporal da pessoa, quando comparado com valores previstos para as variáveis como gênero, idade, estatura e massa corporal, segundo parâmetros de saúde estabelecidos. Em virtude de elevada porcentagem de gordura corporal presente naqueles acometidos por tal agravo, a obesidade é classificada como um processo inflamatório sistêmico de baixa intensidade, associado ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (MIRAGLIA; MELO, 2012). Analise as afirmativas a seguir sobre a fisiopatologia e a etiologia da obesidade e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) O tecido adiposo é um órgão complexo e dinâmico, capaz de produzir substâncias bioativas, podendo ser de ação anti-inflamatória, provocando efeitos positivos no organismo, essenciais para o funcionamento do corpo.

( ) Os fatores associados ao excesso de peso e à obesidade podem estar relacionados ao componente individual, familiar, comportamental e metabólico-endócrino.

( ) A psicodinâmica familiar não é fator predisponente para o desenvolvimento da obesidade, visto que esta situação de saúde afeta apenas o desequilíbrio entre a ingestão e o gasto energético.

( ) Em indivíduos sedentários, o gasto energético diário é diminuído, em virtude da redução da taxa metabólica de repouso e ausência do efeito térmico da atividade física.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis