O que são radiers?...

O que são radiers?
  • A. O mesmo que sapatas corridas, tipo de fundação direta que acompanha as paredes de uma dada construção.
  • B. São tubos pressurizados que permitem construir fundações em locais alagados ou excessivamente úmidos.
  • C. São lajes em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes.
  • D. Tipo de fundação profunda que se assemelha a estacas, entretanto conta com componente horizontal que permite maior adesão ao solo.
  • E. São fundações em pedras toscas que recebem os pilares de casas de um único pavimento.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca da Lei Maria da Penha (Lei n.º 11.340/2006), assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›


Atente para as seguintes afirmações:

I. O texto de Machado de Assis constitui-se de frases avulsas, criadas pelo autor, e cada uma delas se apresenta com o aspecto característico de provérbios populares.

II. Numa das máximas, um cocheiro entende que o prazer advindo do uso de uma carruagem perderia muito caso esse uso deixasse de ser um privilégio de uns poucos.

III. A reflexão de um joalheiro, numa das máximas, leva a crer que ele condena o referido hábito dos botocudos porque ele é contra o uso vaidoso de adereços.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma APENAS em

Resolva a questão aqui ›


O art. 37 da Constituição Federal, inserido no capítulo que cuida da administração pública, em seu inciso VII, estabelece o seguinte: "o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica".

 O sindicato representativo da categoria dos servidores públicos federais em determinado município, legalmente constituído e em funcionamento há mais de um ano, ingressou na justiça com mandado de injunção, sob a alegação de que a falta de norma regulamentadora estaria tornando inviável o exercício de direito garantido pela Constituição da República em seu art. 37, inciso VII.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Caso a omissão normativa seja imputada a uma autarquia federal, a competência originária para processar e julgar o mandado de injunção a que alude o texto será do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Resolva a questão aqui ›