De acordo com o objeto a ser solicitado, a Administraçã...

De acordo com o objeto a ser solicitado, a Administração Pública faz uso de diferentes modalidades de licitação.

Em uma licitação do tipo menor preço de uma obra de engenharia com valor estimado de R$ 850.000,00, o prazo mínimo para uma empresa entregar a proposta de preço é de:

  • A. 5 dias;
  • B. 15 dias;
  • C. 30 dias;
  • D. 35 dias;
  • E. 40 dias;
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Na história da profissão, em razão da sua própria natureza, o debate sobre a dimensão técnico-operativa e as concepções sobre seus instrumentos e técnicas, sempre esteve em evidência. Nesse sentido, considere as assertivas abaixo.

I. Aplicar os meios requer conhecer os instrumentos, ter habilidades para utilizá-los, capacidade para criá-los e escolher os mais adequados às finalidades postas.

II. A teoria não oferece os instrumentos e técnicas de intervenção propriamente ditos, mas oferece subsídios para que eles sejam escolhidos, criados e utilizados.

III. A dimensão técnico-operativa envolve um conjunto de estratégias, táticas e técnicas instrumentalizadoras da ação, que efetivam o trabalho profissional, e que expressam uma determinada teoria, um método, uma posição política e ética.

IV. A articulação entre teoria e prática, investigação e intervenção, pesquisa e ação, ciência e técnica não devem ser encaradas separadamente.

V. Os instrumentos e técnicas são os únicos elementos constitutivos da dimensão técnico-operativa e expressam as demais dimensões da profissão.

Está correto o que se afirma APENAS em

Resolva a questão aqui ›


A respeito do ponto extra ou fora dos Canais de Energia, YINTANG, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

Resolva a questão aqui ›


          Um paciente do sexo masculino, com 18 anos de idade, prestando serviço militar obrigatório há seis meses, apresentou-se para tratamento queixando-se de dor na região dos molares inferiores do lado esquerdo, sem conseguir identificar a origem da dor dentária. Na anamnese, foi constatado que o paciente apresentava quadro de estresse por estar fora do ambiente familiar e não conseguia se adaptar à rotina do serviço militar. Além disso, seus hábitos de higiene eram irregulares e sua dieta, descontrolada, com elevada ingestão de doces, balas e refrigerantes. No exame clínico e radiográfico completo foi observada a seguinte situação:

  • gengivite generalizada com áreas de sangramento espontâneo;
  •  lesões de mancha branca opacas e porosas acompanhando o contorno gengival da área vestibular dos dentes posteriores;
  • na região inferior esquerda, a crista marginal da face mesial do terceiro molar já tocando o segundo molar na região do terço médio da face distal, havendo um capuz cobrindo parte da coroa deste terceiro molar com áreas de dilaceração do epitélio e sinais de inflamação aguda;
  • dente 16 com área radiolúcida na face mesial atingindo o terço interno da dentina na radiografia e sombreamento perceptível clinicamente atingindo a face mesial;
  • segundo imagem radiográfica, os dentes 24 e 25 apresentam perda mineral nos terços externos do esmalte proximal, nãovisíveis clinicamente;
  •  restauração de amálgama oclusomesial no dente 36 com linha de fratura na direção correspondente ao ângulo axiopulpar (visível clinicamente, mas não-visível na imagem radiográfica).

Tendo como referência esse caso clínico hipotético, julgue os itens de 75 a 82.

É indicada a exodontia do dente 38, pois o eixo de erupção está comprometido e há sinais e sintomas de pericoronarite.

Resolva a questão aqui ›