O projeto de um elemento estrutural — como viga de ponte...

O projeto de um elemento estrutural — como viga de ponte, por exemplo — envolve a determinação das posições das cargas móveis que produzem valores extremos dos esforços nas seções do elemento, o que pode ser feito com o auxílio de linhas de influência (LIs). Com relação às LIs, assinale a opção correta.
  • A. As LIs para estruturas isostáticas são formadas por uma sequência de trechos retos.
  • B. As LIs descrevem a variação de determinado efeito em função da posição das cargas distribuídas que atuam sobre a estrutura.
  • C. As LIs não devem ser utilizadas quando se quer obter as chamadas envoltórias limites de esforços, no caso de dimensionamento de estruturas submetidas a cargas acidentais.
  • D. As LIs mostram que o valor máximo final de determinado esforço em uma seção é positivo e o valor mínimo final, negativo.
  • E. As LIs permitem que sejam identificadas as seções de estrutura que precisam ser dimensionadas, em função das cargas móveis atuantes.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Os compostos, à base de fluoreto de sódio, hidróxido de cálcio, oxalato de potássio e oxalato férrico, são agentes usados para:

Resolva a questão aqui ›


Uma organização fará uma pesquisa para medir o grau de satisfação da população de determinada cidade com respeito a certo serviço público. A cidade foi dividida nas zonas A, B e C, de acordo com critérios sociais, econômicos e demográficos. Essas zonas compreendem, respectivamente, 500, 1.000 e 2.000 domicílios. Do total de domicílios, serão escolhidos, ao acaso, 300. Estudos anteriores mostraram que os desvios padrões do grau de satisfação nessas zonas foram, respectivamente, iguais a 2, 3 e 4 pontos percentuais. O custo para a realização de uma entrevista é igual a R$ 15,00 por domicílio.

Com base nas informações apresentadas na situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem

Caso seja adotada a alocação uniforme, o desvio padrão da média de amostra do grau de satisfação será inferior a 0,4 ponto percentual.

Resolva a questão aqui ›


Em relação aos tumores da órbita, julgue os itens a seguir. A exoftalmia é um sinal fundamental para o diagnóstico de patologias orbitárias, embora não se limite aos tumores orbitários.

Resolva a questão aqui ›