O pavimento de uma rodovia é a superestrutura constituí...

O pavimento de uma rodovia é a superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras finitas. Sobre os tipos de pavimento considere:

I. O pavimento flexível é aquele em que todas as camadas sofrem deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado e a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas.

II. Pavimentos rígidos de concreto devem ser dimensionados para um valor máximo de deflexão sob aplicação da carga correspondente ao eixo padrão.

III. Pavimentos asfálticos invertidos são aqueles em que a camada cimentada é a base em vez da sub-base.

IV. Pode-se distinguir, na vida de um pavimento asfáltico flexível, três fases com respeito à deflexão: fase de consolidação, fase elástica e fase de fadiga.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I e IV, apenas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com base na caracterização das forças que determinam o comportamento do consumidor de alimentos, julgue os itens a seguir.

Necessidade: disposição ou pré-disposição do consumidor para reagir, positiva ou negativamente, a um estímulo do produto (orientado pelo objeto).

Resolva a questão aqui ›


Questão de Medicina

Um homem de 75 anos de idade, com histórico de hipertensão arterial sistêmica, dilatação da aorta ascendente, foi ao pronto-socorro porque apresentou escarros hemoptoicos, evoluindo com hemoptise maciça, necessitando de internação hospitalar. Os Raios X de tórax não demonstraram massas. A broncofibroscopia demonstrou uma lesão no brônquio fonte esquerdo, na sua porção posterolateral, a 3 cm da carina principal, sugestiva de fístula brônquica com áreas de coágulo perilesional. Foi solicitada angiotomografia da aorta torácica, a qual evidenciou úlcera penetrante de aorta com pseudoaneurisma localizado no arco aórtico.

Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A úlcera penetrante de aorta é frequentemente associada ao espessamento ou aumento da parede aórtica.

Resolva a questão aqui ›


A trajetória dos Correios acompanha a evolução histórica e social da nossa sociedade. Por terem uma atuação direta com correspondências e comunicações telegráficas às legislações, em ordem constitucional e infraconstitucional, os Correios sempre levaram em conta previsões quanto à proteção às comunicações e ao seu sigilo. A respeito do sigilo de correspondências e de comunicações, nos termos da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›