A figura precedente ilustra as ligações das bobinas dur...

A figura precedente ilustra as ligações das bobinas durante o funcionamento de um motor de indução trifásico no intervalo de partida. Todas as bobinas são idênticas e cada fase possui duas bobinas com terminais externos acessíveis. Por meio dos terminais Ra, Sa e Ta, ocorre a alimentação do motor, enquanto os terminais Rb, Sb e Tb ficam abertos na partida. Após o motor atingir o regime permanente, os terminais Rb, Sb e Tb ficarão em curto-circuito até que o motor seja desligado.

Com base nessas informações e na figura apresentada, assinale a opção correta.

  • A. Caso o motor tenha oito polos e seja ligado a uma rede elétrica com frequência igual a 60 Hz, a velocidade síncrona desse motor será, em regime permanente, igual a 900 rpm.
  • B. Para os terminais Rb, Sb e Tb terem passado do estado aberto para curto-circuito, certamente foi necessário utilizar um conversor de frequência devidamente ajustado.
  • C. Se uma carga mecânica estiver ligada ao eixo do motor, a potência elétrica requerida para a partida do motor será igual ao dobro da potência de operação em regime permanente.
  • D. Durante a partida, o motor está conectado em estrela.
  • E. Na partida, o motor funciona em ligação triângulo, mas, durante o regime permanente, fica com duas bobinas por fase, em paralelo, ligadas em estrela.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens que se seguem, com referência aos turbiditos, aos tempestitos e às suas respectivas condições deposicionais.

Os sedimentos formados em condições de deposição a partir do talude continental comumente formam condições favoráveis à acumulação de hidrocarbonetos.

Resolva a questão aqui ›


No âmbito judiciário, a perícia social tem a finalidade de conhecer, analisar e emitir parecer acerca de situações vistas como conflituosas ou problemáticas no âmbito dos litígios legais, visando assessorar os juízes em suas decisões. Pode constituir-se em um meio de prova, pois se trata de uma declaração técnica referente aos elementos que sustentam a perícia e de princípios que orientam a ação do perito. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

No papel de perito, o assistente social não deve informar aos sujeitos abordados para a realização da perícia os objetivos de seu trabalho, devido ao segredo de justiça.

Resolva a questão aqui ›