Deseja-se realizar um teste qui-quadrado de independênci...

Deseja-se realizar um teste qui-quadrado de independência. A amostra é composta de = p1a0c6ientes, onde é a população brasileira. Nessa população, as variáveis consideradas são “fumantes?”, que associam a cada indivíduo o hábito “é fumante” ou “não fumante”, segundo seu comportamento, e “câncer de pulmão”, que associa cada indivíduo à modalidade “tem câncer de pulmão” ou “não tem câncer de pulmão”, de acordo com o seu estado. A hipótese a ser testada é a hipótese nula H0: “Na população, não há nenhuma relação entre o tabagismo e ter um câncer do pulmão”. A hipótese alternativa é H1: “Na população, há uma relação entre o tabagismo e ter um câncer do pulmão”. Considere =(5 %), ad0m,0it5indo-se um valor crítico χ = 3 ,84e 1 o valor calculado de qui-quadrado . = 3,98 Com base nesses resultados, é correto concluir que
  • A. a hipótese nula não pode ser rejeitada.
  • B. a hipótese nula é rejeitada.
  • C. as observações feitas na amostra são compatíveis com a falta de relação entre “é fumante” e “ter câncer de pulmão”.
  • D. o teste não é significativo ao nível de 5%.
  • E. não se pode tirar conclusões à luz desses dados.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A distribuição da incidência de uma doença ao longo de um ano pode variar. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A gripe, a doença meningocócica, a dengue, a leptospirose e a diarréia bacteriana são doenças sazonais.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, relativos à documentação de auditoria. A documentação preparada pelo auditor deve ser suficiente para permitir que outro auditor, sem envolvimento anterior com a auditoria, compreenda a natureza, a época e a extensão dos procedimentos executados.

Resolva a questão aqui ›


O pensamento _________________ apresenta-se relativamente “tímido” no bebê, acentua-se dos dois aos cinco anos e parece alcançar o seu pico por volta dos 9 a 10 anos.

Conforme Antunes (2009), a lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por

Resolva a questão aqui ›