Para se obter a ação desejada e segura de medicamentos,...

Para se obter a ação desejada e segura de medicamentos, é fundamental que os profissionais de saúde envolvidos tanto com a prescrição quanto com a dispensação estejam atentos às variações inter e intraindividuais, que podem ser de caráter farmacocinético e/ou farmacodinâmico. Nesse sentido, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Em relação às variações étnicas, os chineses são consideravelmente mais sensíveis aos efeitos cardiovasculares do propranolol que os caucasianos, por metabolizarem o fármaco mais rapidamente, indicando que a diferença está relacionada com variações farmacodinâmicas na sensibilidade aos receptores -adrenérgicos ou em etapas anteriores.

( ) Os pacientes idosos merecem especial atenção no uso de medicamentos, porque nessa população o “clearance” dos fármacos tende a ser maior.

( ) A utilização de medicamentos por mulheres durante o período de gravidez deve ser cautelosa, entre outros motivos, em função das variações da barreira placentária e eventuais efeitos sobre o feto, sendo que os estudos revelam que alguns fármacos atravessam a barreira placentária.

( ) Fatores genéticos influenciam a farmacocinética, a farmacodinâmica e a susceptibilidade a reações idiossincráticas. Nesse sentido, é descrito o fato de que portadores de deficiência da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase podem apresentar uma resistência parcial à malária.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis