A absorção é o processo farmacocinético responsável...

A absorção é o processo farmacocinético responsável pela transferência do fármaco do respectivo local de administração para o compartimento central, e pela amplitude com que isso ocorre. Considerando que a membrana celular é lipídica, que o mecanismo de transporte utilizado é a difusão passiva e que a transferência é diretamente proporcional ao gradiente de concentração, para que um fármaco penetre no organismo, é necessário que a respectiva molécula seja
  • A. associada a proteína, apolar e hidrossolúvel.
  • B. associada a proteína, polar e hidrofóbica.
  • C. dissociada de proteínas, apolar e hidrofóbica.
  • D. dissociada de proteínas, polar e hidrossolúvel.
  • E. dissociada de proteínas, apolar e hidrossolúvel.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito da proposta educacional bilíngue, julgue os seguintes itens. O bilinguismo, sob a perspectiva de proposta educacional para os surdos, consiste na defesa da adoção da língua oral como língua materna e da língua de sinais como segunda língua, com vistas à eliminação das barreiras comunicacionais entre surdos e ouvintes.

Resolva a questão aqui ›


Com relação a distúrbios puberais e vacinação, julgue os itens subsequentes.

Uma menina de três anos de idade, que apresente Tanner M4P1, deve submeter-se a exames tais como LH, FSH, estradiol, testosterona, progesterona e 17-hidroxiprogesterona, além de idade óssea, ultrassom pélvico e ressonância magnética de hipófise, para se diagnosticar a etiologia do quadro clínico.

Resolva a questão aqui ›


Um porto possui dois cais para embarque ou desembarque de passageiros. Cada cais atende a uma única embarcação por vez, e assim que a operação de embarque ou desembarque é concluída, a embarcação deixa imediatamente o local para que a próxima embarcação possa ser atracada ao cais. O número de embarcações que chegam a esse porto por dia, X, segue um processo de Poisson com taxa de chegada igual a 1 embarcação/dia. Se uma embarcação chega ao porto no instante em que os dois cais estão ocupados, ela entra em uma fila única; não havendo limites para o tamanho da fila. Em cada cais, a taxa de serviço é igual a 1,5 embarcação/dia.

Considerando as informações apresentadas acima e que se trata, nessa situação, de um modelo de fila M/M/2 baseado no processo de vida e morte com taxas de chegada e de serviço constantes, julgue os itens subsequentes.

 

Em média, o tempo gasto na operação de embarque ou desembarque, é superior a 1 dia/embarcação.

Resolva a questão aqui ›