Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes...

Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Na situação proposta, espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar a interação medicamentosa existente entre a tetraciclina e o carbonato de cálcio e de explicar que esses medicamentos, usados concomitantemente, promovem a redução da eficiência do antibiótico, devido à formação de quelatos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A administração de processos consiste em administrar as funções permanentes de uma forma encadeada, e não como departamentos isolados. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Questão de Pedagogia

No que se refere ao diagnóstico e prevenção ao uso de drogas no contexto social e escolar, julgue os próximos itens. No programa de prevenção ao uso de drogas, um dos objetivos do diagnóstico é identificar os alunos em risco de se tornarem usuários de drogas e separá-los uns dos outros, para evitar influências negativas.

Resolva a questão aqui ›


A Política Nacional do Idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Sobre os princípios que regem a Política Nacional do Idoso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política.

( ) A família, a sociedade e o Estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e direito à vida.

( ) As diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre o meio rural e o urbano do Brasil deverão ser observadas pelos poderes públicos e pela sociedade em geral, na aplicação desta Lei.

( ) É assegurado ao idoso o direito de dispor de seus bens, proventos, pensões e benefícios, salvo nos casos de incapacidade judicialmente comprovada.

( ) O processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos.

A sequência está correta em

Resolva a questão aqui ›