Considere os mapas e as afirmações abaixo. Os mapas 1,...

Considere os mapas e as afirmações abaixo.

Os mapas 1, 2, 3 representam as três principais divisões regionais propostas pelo Instituto Brasileiro de Geografia − IBGE ao longo do século XX. Foram oficializadas nos anos de 1942, 1970 e 1990.

I. A primeira divisão regional oficial do Brasil de 1942 baseia-se no conceito de grandes regiões naturais utilizando-se de características fisiográficas consideradas mais estáveis ao longo do tempo em comparação às “regiões humanas”.

II. A divisão regional de 1970 baseia-se nos processos econômicos. A urbanização do território, as migrações internas, o crescimento demográfico no período pós-guerra, oriundo da metropolização de São Paulo, Rio de Janeiro e de outras capitais de estado tornam muito mais complexa a rede urbana nacional. As “regiões naturais” não mais explicariam um território cada vez mais urbanizado e tecnificado.

III. A influência macro-política nacional em 1990 com a ascensão de governos de matriz neoliberal reverte a possibilidade de implementação das conquistas sociais consubstanciadas na Constituição Federal de 1988. As políticas voltadas para a “liberalização da economia”, a ideologia do business, fomentou ainda mais a competitividade territorial e a “guerra dos lugares” na formação socioespacial brasileira. Foram propostas mesorregiões e microrregiões que passaram, então, a ter denominação de geográficas.

Está correto o que se afirma em

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis