As bacias sedimentares de origem transtensional, ou pull...

As bacias sedimentares de origem transtensional, ou pull-apart, são associadas às regiões de
  • A. zonas de falhas transcorrentes dominadas por regime de transtensão. A movimentação lateral dos blocos, associada às curvaturas das falhas transcorrentes, propicia o desenvolvimento de um campo de tensões extensionais intenso, resultando em um abatimento (depressão) generalizado da área, formando blocos de falhas normais. Tal estrutura é conhecida como flor negativa. Nessa depressão formada, são depositados os sedimentos, formando a bacia sedimentar pull-apart.
  • B. zonas de falhas transcorrentes dominadas por regime de transpressão. A movimentação lateral dos blocos, associada às curvaturas das falhas transcorrentes, propicia o desenvolvimento de um campo de tensões comprensionais intenso, resultando em um soerguimento generalizado da área, formado por blocos de falhas reversas, formando uma elevação. Tal estrutura é conhecida como flor positiva. Nessa depressão formada, são depositados os sedimentos, formando a bacia sedimentar pull-apart.
  • C. rifteamento e aulacógenos ocorridos nos estágios iniciais do ciclo tectônico de Wilson, associados à ruptura da crosta continental. Os sedimentos, inicialmente terrígenos, são depositados nas depressões desses riftes. Essas bacias estão associadas a ambientes predominantemente formados por falhas normais.
  • D. ambientes colisionais, nos quais predominam falhas reversas e de empurrão. Os sedimentos são depositados ao longo dos limites tectônicos nas bordas continentais.
  • E. ambientes colisionais de arcos de ilhas vulcânicas, em que as bacias transtensionais são formadas basicamente por sedimentos marinhos e acrescidas por sedimentos de origem vulcânica, como tufos e brechas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Nos termos da Lei nº 8.429/92, a ação de improbidade administrativa terá o rito ordinário, e será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada. Sobre o tema, está correto o que se afirma em:

Resolva a questão aqui ›


De acordo com a legislação vigente relacionada com o processo tributário, julgue os itens de 106 a 110. Nos casos em que for dispensada a retenção na fonte da COFINS, são igualmente dispensadas as retenções do imposto de renda e da CSLL.

Resolva a questão aqui ›