A chamada ?teoria da modernização? influenciou as pri...

A chamada “teoria da modernização” influenciou as primeiras formulações acerca do conceito de populismo no Brasil, na década de 1950. Segundo essa teoria, o populismo era resultado de um fenômeno que vinha ocorrendo desde os anos 1930 no Brasil, e que consistia
  • A. na nova política de massas implementada por jovens políticos conscientes de que precisavam apostar em fórmulas ousadas de publicidade, como o culto ao líder e o anúncio de medidas de austeridade a fim de cativar as parcelas mais humildes da população.
  • B. no crescimento do acesso aos meios de comunicação modernos, como o rádio, a imprensa e a TV, tanto na cidade como no campo, e que garantia a eficácia da propaganda política dos partidos populistas.
  • C. na ilusão de que estava em curso um forte processo de modernização urbana e que o país progredia economicamente; discurso difundido por políticos que, dessa maneira, conquistavam o apoio das elites das grandes cidades.
  • D. na sindicalização massificada dos trabalhadores em todo o país, após a II Guerra, o que fez crescer a consciência de classe e as demandas por direitos trabalhistas, denominadas pejorativamente de populistas por emanarem do povo.
  • E. na proletarização de trabalhadores que vinham do campo para as cidades e que, sem experiência de participação política, tornavam-se suscetíveis à influência de líderes carismáticos com discursos que correspondiam a algumas de suas demandas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Questão de Psicologia

Alfred Binet foi um psicólogo francês que no início do século XX desenvolveu o primeiro teste que mediria a capacidade mental. Este teste é conhecido como:

Resolva a questão aqui ›


O Primeiro Levantamento Nacional sobre os Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira foi realizado em 2007 e revelou dados alarmantes sobre o consumo de etílicos no Brasil. Em relação aos transtornos relacionados ao álcool, julgue os itens subseqüentes.

O termo alucinose alcoólica é utilizado para descrever as perturbações da consciência e da percepção nos quadros de abstinência alcoólica com delirium.

Resolva a questão aqui ›


Se João aprende quantificadores e não estuda Gramática, então estuda Lógica. Se não estuda Aristóteles, não aprende quantificadores e estuda Gramática. Se não estuda Frege e aprende quantificadores, não estuda Lógica. Se estuda Aristóteles e Gramática, não aprende quantificadores. João aprende quantificadores. A partir destas premissas, é válido logicamente concluir que:

Resolva a questão aqui ›