O Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, regulamenta...

O Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa. Para efeito deste Decreto, considera-se INCORRETO afirmar que:
  • A. Rede de Atenção à Saúde se refere a um conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente.
  • B. Comissões Intergestores são instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS.
  • C. Mapa da Saúde corresponde à descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados apenas pelo SUS.
  • D. Região de Saúde é um espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais.
  • E. Serviços Especiais de Acesso Aberto são serviços de saúde específicos para o atendimento da pessoa que, em razão de agravo ou de situação laboral, necessita de atendimento especial.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Aflatoxinas são micotoxinas produzidas por fungos do gênero Aspergillus que contaminam os alimentos, principalmente cerais e amendoim. A contaminação dos alimentos pelo fungo está diretamente relacionada com o teor de umidade do produto e com a temperatura do ambiente.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) analisa grãos destinados ao consumo humano e animal quanto ao teor de aflatoxinas totais — soma das aflatoxinas AFB1, AFB2, AFG1 e AFG2 —, que não deve ultrapassar 20 • g/kg. Nos organismos humano e animal, a aflatoxina AFB1 é metabolizada formando a aflatoxina AFM1, também tóxica, que é secretada no leite. A maior toxicidade das aflatoxinas AFB1 e AFG1 em relação a AFB2 e AFG2 deve-se, principalmente, às características estruturais dessas moléculas. As estruturas químicas das aflatoxinas estão mostradas na figura acima.

Considerando essas informações, julgue os itens abaixo, com relação às aflatoxinas.

Entre as móleculas mostradas, a AFM1 é a molécula mais polar do grupo das aflatoxinas.

Resolva a questão aqui ›


Considere que uma empresa florestal, após levantamento preliminar da vegetação arbórea em uma área, determinou que o índice de valor de importância (IVI) para as espécies ficou entre 0,82 e 15,4. Tomando como base os parâmetros fitossociológicos e as espécies encontradas, julgue os itens subseqüentes.

As espécies ipê (Tabebuia serratifolia), cedro (Cedrela odorata) e jatobá (Hymenaea courbaril), pertencentes ao grupo das climáceas, são tolerantes a sombra e apresentam crescimento lento.

Resolva a questão aqui ›


Apesar de os fungos serem muito diversos em sua morfologia e ciclo de vida, muitas espécies são amplamente utilizadas pelo homem em diversas ações cotidianas, como, por exemplo, na produção de medicamentos como a penicilina e na produção de pães, queijos e álcool combustível, além de serem usadas como agentes de controle biológico de pragas. No que se refere à morfologia e à estrutura dos fungos, julgue os itens subsecutivos.

Em alguns fungos, a reprodução assexuada ocorre por meio de esporos vegetativos (conídios) ou por meio da fragmentação de hifas vegetativas. Esse tipo de reprodução mantém populações clonais adaptadas a um nicho ecológico específico e permite dispersão e colonização mais rápidas do que aquelas realizadas por meio de reprodução sexuada.

Resolva a questão aqui ›