Segundo o Decreto 2.745 de 24/08/1998 da Presidência da...

Segundo o Decreto 2.745 de 24/08/1998 da Presidência da República, uma das hipóteses de dispensa de licitação pública poderá ocorrer:
  • A. Quando não caracterizada a urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens.
  • B. Quando as propostas de licitação anterior tiverem consignado preços manifestamente superiores aos praticados no mercado, ou incompatíveis com os fixados pelos órgãos estatais incumbidos do controle oficial de preços.
  • C. Quando a operação envolver empresas terceirizadas pela PETROBRÁS, para aquisição de bens ou serviços a preços acima dos praticados no mercado, bem como com pessoas jurídicas de direito privado, sociedades de economia mista, empresas públicas e fundações ou ainda aquelas sujeitas ao seu controle majoritário, em hipótese alguma se houver empresas privadas que possam prestar ou fornecer os mesmos bens e serviços.
  • D. Na contratação de instituições estrangeiras, com fins lucrativos, incumbidas regimental ou estatutariamente da pesquisa, ensino, desenvolvimento institucional, da integração de portadores de deficiência física, ou programas baseados no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os próximos itens, em relação à interatividade nos meios de comunicação. A introdução da mobilidade em smartphones permite que as interações nas redes sociais ocorram em tempo real.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, acerca do sistema operacional Windows.

Registro do Windows é um banco de dados que contém informações sobre os programas instalados, configurações, perfis das contas de usuários e sobre o hardware do sistema.

Resolva a questão aqui ›


O aparecimento de endoleaks é uma das complicações que podem ocorrer após o tratamento endovascular dos aneurismas da aorta abdominal com colocação de stent. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

As artérias lombares, polares renais e artéria mesentérica inferior patente são causas de endoleaks, sendo que a endoleak tipo II é a mais frequente.

Resolva a questão aqui ›