Considerando o disposto na Resolução nº 528, de 9 de...

Considerando o disposto na Resolução nº 528, de 9 de novembro de 2016 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), analise as afirmativas a seguir:

I. Técnicos de enfermagem com reconhecida liderança e treinamento específico em procedimentos de circulação extracorpórea podem exercer atividades de perfusionista.

II. Enfermeiros egressos de programa de pós-graduação latu sensu reconhecido pelo Ministério da Educação ou residência multidisciplinar relacionados a esta área podem exercer atividades de perfusionista.

III. Enfermeiros detentores do Título de Especialista emitido pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC) podem exercer atividades de perfusionista.

IV. Para o exercício de atividades de perfusionista não se exige formação específica na área, basta o treinamento em serviço realizado pelo setor de Educação Permanente da instituição em que o profissional está lotado.

Assinale a afirmativa correta:

  • A. apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • B. apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • C. apenas a afirmativa III está correta.
  • D. apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • E. as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Assinale a alternativa em que um dos elementos do par de palavras NÃO está de acordo com a ortografia oficial.

Resolva a questão aqui ›


Os pacientes com câncer em fase terminal da vida representam uma população extremamente complexa do ponto de vista clínico. Acerca do manejo clínico em pacientes com cânceres no estádio IV, julgue os itens de 88 a 92.

Na avaliação do pacientes com câncer terminal e apresentando hemorragia digestiva, é fundamental a história quanto ao uso de medicamentos, visto que muitos pacientes fazem uso de corticoides, anti-inflamatórios ou anticoagulantes. Entre os anticoagulantes, os mais comumente utilizados são os cumarínicos, cujos efeitos podem ser rapidamente revertidos por meio do uso de sulfato de protamina endovenoso.

Resolva a questão aqui ›