A NBR 9.077/2001 (Saídas de Emergência em Edifícios),...

A NBR 9.077/2001 (Saídas de Emergência em Edifícios), no item de classificação das edificações quanto à altura (H), estabelece valores de referência, contados da soleira de entrada ao piso do último pavimento, não consideradas edículas no ático destinadas a casas de máquinas e terraços descobertos. Assinale a alternativa correta.
  • A. Edificações baixas  H ≤ 5,0 m.
  • B. Edificações de média altura  5,0 m ≤ H ≤ 12,0 m.
  • C. Edificações térreas  altura contada entre o terreno circundante e o piso da entrada igual ou inferior a 0,80 m.
  • D. Edificações altas H > 30,0 m ou edificações dotadas de pavimentos recuados em relação aos pavimentos inferiores, de tal forma que as escadas dos bombeiros não possam atingi-las, ou situadas em locais onde é impossível o acesso de viaturas de bombeiros, desde que sua altura seja H > 12,00 m.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

As estatísticas mundiais mostram que as desigualdades na distribuição da riqueza estão a esforçar-se e que, apesar da intensificação dos fluxos mundiais de capital e de trabalho, da extensão dos mercados, da globalização das políticas e dos progressos nas comunicações, as oportunidades para melhorar os padrões de vida são cada vez mais inacessíveis à maioria da população.

(Hespanha, P. Mal-estar e risco social num mundo globalizado: novos problemas e novos desafios para a teoria social. In: SANTOS, Boaventura de Souza. A Globalização e as Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 2002, p. 161).

Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

1 – O autor, ao afirmar que as desigualdades na distribuição de riqueza estão a esforçar-se, isto é, estão aumentando, refere-se ao continente sulamericano e à África, já que em países desenvolvidos, como os da Europa, esse problema não existe.

2 – A falta de empregos como fruto da globalização gera, em muitos países, uma nova ordem, que compreende o aumento da informalidade, comum no caso brasileiro.

3 – Com a globalização, países que não respeitam os direitos trabalhistas vêm sendo obrigados a aumentar a fiscalização para serem competitivos.

4 – O processo de globalização centra-se nas nações ricas. Já os países pobres, como os da África e alguns da América Central, não se ajustam às exigências do capital.

Assinale a alternativa correta

Resolva a questão aqui ›


Perseu, após ingressar na função de técnico judiciário por concurso público, foi designado para trabalhar na 1ª Vara do Trabalho do Município do Rio de Janeiro. Ocorre que, sem motivo justificado, não realizou atos processuais dentro do prazo fixado em lei. Tal situação

Resolva a questão aqui ›


No que se refere às patologias uterinas, julgue os itens seguintes.

A identificação pela ultrassonografia de nódulos miometriais hiperecogênicos de contornos regulares e limites precisos, que não apresentam vascularização ao mapeamento com Doppler colorido, em mulheres na quinta e sexta décadas de vida, tem como principal hipótese diagnóstica os miomas uterinos.

Resolva a questão aqui ›