Em relação à padronização e normalização de texto,...

Em relação à padronização e normalização de texto, segundo as normas da ABNT, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Na citação com mais de três autores, indica-se apenas o primeiro autor, seguido da expressão “et al.”. Exemplo: As pessoas quando estão dormindo não estão inativas (CARDOSO et al.,1997)

II. Citação de trabalhos em vias de publicação. Exemplo 1: autor como parte do texto. Como diz Sampaio (em fase de elaboração) a citação, além de fazer justiça ao autor, confere credibilidade ao autor do texto, uma vez que fundamenta suas afirmações com idéias discutidas anteriormente, muitas vezes, extraídas de estudiosos altamente credenciados.

III. Nome da editora – quando a editora não é identificada, deve-se indicar a expressão sime nomine, abreviada, entre colchetes [s.n.].

IV. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR10520 – citação é a menção, no corpo do texto, de uma informação extraída de mesma fonte.

  • A. Apenas I, II e IV.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas I, II, e III.
  • E. Apenas IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Estabelecida jornada superior a seis horas e limitada a oito horas por meio de regular negociação coletiva, os empregados submetidos a turnos ininterruptos de revezamento

Resolva a questão aqui ›


A manutenção das instituições arquivísticas e dos documentos arquivísticos requer uma série de intervenções, que vão desde a construção (ou adaptação) de instalações para o seu funcionamento até o acondicionamento dos documentos físicos e em outros suportes. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes. O profissional responsável pelo acondicionamento de determinado documento ou acervo documental deve conhecer o acervo em tratamento e os documentos a serem preservados, além de ter ciência de que seu objetivo é guardar e proteger os documentos e facilitar seu manuseio, observados os critérios estabelecidos.

Resolva a questão aqui ›