De acordo com a Lei 10.436/02 e com o Decreto 5626/05,...

De acordo com a Lei 10.436/02 e com o Decreto 5626/05,
  • A. a modalidade escrita da Língua Portuguesa, na educação básica, deve ser ofertada aos alunos surdos ou com deficiência auditiva, preferencialmente em turno distinto ao da escolarização, por meio de ações integradas entre as áreas da saúde e da educação, resguardado o direito de opção da família ou do próprio aluno por essa modalidade.
  • B. a Libras deve ser ofertada como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de nível superior de licenciatura e bacharelado.
  • C. a lei 10.436/02 torna a Língua Brasileira de Sinais oficial da nação brasileira.
  • D. para o Decreto 5626/05, considera-se pessoa surda apenas aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
  • E. a lei 10.436/02 assegura o ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca do sistema federativo brasileiro e do direito constitucional, julgue os itens que se seguem. Seria inconstitucional lei ordinária federal que isentasse do pagamento de imposto sobre veículos automotores os barcos utilizados para o transporte fluvial de passageiros na região da Amazônia legal.

Resolva a questão aqui ›


Acima, tem-se o exemplo de um cartaz ilustrado de autoria de Ziraldo Alves Pinto, intitulado Cartaz para Café. Acerca das características físicas e de legibilidade do cartaz mostrado, julgue os itens abaixo.

O cartaz utiliza uma ilustração para chamar a atenção pela sua forma e, a seguir, com o auxílio do texto, exprime uma idéia.

Resolva a questão aqui ›


Acerca de legislação ambiental aplicada à geologia, julgue os itens subsequentes.

Entre as unidades de uso sustentável, a área de proteção ambiental é, em geral, extensa, com certo grau de ocupação humana e dotada de atributos abióticos, bióticos e estéticos; a área de relevante interesse ecológico é, em geral, de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, com características naturais extraordinárias.

Resolva a questão aqui ›