Em relação aos entes integrantes da Administração dir...

Em relação aos entes integrantes da Administração direta e indireta é correto afirmar ser obrigatória a adoção do procedimento de licitação em relação a órgãos da administração
  • A. direta e autarquias, dispensada a exigência do procedimento para empresas públicas e sociedades de economia mista.
  • B. direta e Indireta, excluídas as sociedades de economia mista e as fundações de direito público.
  • C. direta e Indireta, incluídas as empresas públicas e as sociedades de economia mista exploradoras de atividade econômica, não obstante estas possam adotar procedimento próprio para tanto, observados os princípios da Administração Pública.
  • D. direta, exclusivamente, dispensado o procedimento para as sociedades de economia mista exploradoras de atividade econômica.
  • E. direta e, nos casos de órgãos da Administração indireta, somente quando for aplicável o procedimento sob a modalidade de concorrência.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um homem de 40 anos de idade apresenta um tumor maligno fixo em borda tarsal superior. Ele foi submetido a ressecção de toda a espessura da borda palpebral, resultando em um defeito horizontal de 30% da pálpebra.

Considerando as informações do quadro clínico descrito, julgue os itens que se seguem, relativos à cirurgia das pálpebras.

Considere que após a realização de uma cirurgia ocular, o paciente tenha queixado de dor de início súbito, fotofobia, visão borrada e sensação de corpo estranho no olho. No exame clínico, notou-se edema conjuntival, movimentos extraoculares intactos e exame de fundo de olho normal. Nessa situação, a principal hipótese diagnóstica é hematoma retro bulbar e o tratamento de escolha é a abertura total dos pontos cirúrgicos e a administração de manitol.

Resolva a questão aqui ›


Numa pizzaria, ao lado da porta de entrada, um cartaz avisava:

Um rapaz entra, lê o cartaz, senta-se a uma mesa e pede ao garçom:

- Por favor, um suco de abacaxi.

O garçom esclarece:

- Se você não for comer alguma coisa, não poderei servir-lhe o suco. Você leu o aviso?

- Li. - responde o rapaz. - Ele é óbvio e, por isso, inútil.

- Desculpe - argumenta o garçom - mas você não leu corretamente o cartaz.

- Li, sim. - diz o rapaz. - Vocês é que não o escreveram corretamente.

A respeito dessa situação, é incorreto afirmar que

Resolva a questão aqui ›


A respeito do sistema de proteção dos direitos humanos e dos instrumentos de garantia desse sistema, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›