O texto é narrado no presente histórico, que em geral ?...

O texto é narrado no presente histórico, que em geral é transposto para o pretérito perfeito quando a narrativa é feita no passado, salvo quando se trata de estados ou processos durativos; neste caso, empregase o pretérito imperfeito. Considere agora o seguinte trecho (l. 20-22).

Christian cumprimenta-nos com a cabeça, porque está sobrecarregado de livros, e se escafede escada acima. Anne abre a porta da rua: au revoir. A Minhoca me puxa pela manga, e já do lado de fora pergunto de supetão: e o outro, madame?

Qual das formas verbais listadas abaixo deveria ser transposta para o pretérito imperfeito?

  • A. cumprimenta
  • B. está
  • C. escafede
  • D. abre
  • E. puxa
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um quadro tem forma retangular de dimensões externas 60 x 40 cm. A moldura tem uma largura x uniforme. Calcule a largura da moldura, sabendo-se que a área da região interna (escura) à moldura é de 1.500 cm².

Resolva a questão aqui ›


Considere que determinado município no exercício de 2012 inscreveu em dívida ativa R$ 180.000 referente a impostos sobre propriedade predial e territorial urbana – IPTU, e até agosto de 2013 havia recebido 70% do valor inscrito. Assim, sob o aspecto orçamentário, tais valores recebidos são classificados como origem de receita

Resolva a questão aqui ›