Na Língua Portuguesa, há adjetivos que têm uma única...

Na Língua Portuguesa, há adjetivos que têm uma única forma para referir-se ao masculino e ao feminino. Assinale o trecho do texto que NÃO apresenta exemplo desse fato linguístico.
  • A. A Toyota é uma grande fabricante de modelos híbridos
  • B. O radical e pequenino i-Road certamente valeu a espera.
  • C. tenta inserir pequenos veículos elétricos na rede de transporte público.
  • D. como parte de um novo e inteligente projeto de mobilidade urbana
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

“Não existe, provavelmente porque seria inútil, um levantamento sobre formas e maneiras de combater o tráfico e o uso de drogas no Brasil”.

A forma de reescrever esse parágrafo do texto que altera o seu sentido original é:

Resolva a questão aqui ›


Deve-se a Roman Jakobson a discriminação das seis funções da linguagem na expressão e na comunicação humanas, conforme o realce particular que cada um dos componentes do processo de comunicação recebe no enunciado. Por isso mesmo, é raro encontrar em uma única mensagem apenas uma dessas funções, ou todas reunidas em um mesmo texto. O mais frequente é elas se superporem, apresentando-se uma ou outra como predominante. No que se refere à presença das funções da linguagem no texto acima apresentado, julgue os itens de 76 a 78.

A função fática se manifesta, no texto, nos versos transcritos nas linhas de 38 a 40, nos quais se evidencia um trabalho de construção da linguagem para produzir sonoridades, ritmo e rimas, recursos característicos da produção de letras de composições musicais.

Resolva a questão aqui ›


Em certo país, a Constituição determina que pelo menos 30% da receita de cada município seja destinado à Educação. Em um município desse país, 2/5 da verba destinada à Educação são usados para pagar os salários dos professores. Em relação à receita desse município, a despesa com salários de professores representa

Resolva a questão aqui ›