Do ponto de vista das regras de concordância verbal, no...

Do ponto de vista das regras de concordância verbal, no período “Hoje trabalhamos a prevenção combinada, que é um conjunto de ações que visam analisar o ser como um todo”..., o verbo grifado:
  • A. deveria aparecer somente no singular, portanto há uma incorreção no texto original.
  • B. pode aparecer no plural, pois concorda com o verbo anterior “trabalhamos”, que está no plural.
  • C. apresenta sujeito no singular, portanto deveria estar na forma “visa”.
  • D. concorda com o pronome indefinido “todo” que tem sentido plural.
  • E. encontra-se devidamente no plural em razão de concordar com o sujeito “ações”, representada pelo pronome relativo “que”.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em determinado processo, o réu foi condenado à pena de um ano e seis meses de reclusão, pela prática do crime de falsidade ideológica, por ter emitido declarações falsas de rendimentos em favor de outros corréus para a obtenção de empréstimos consignados perante instituição bancária. O Ministério Público recorreu cingindo-se unicamente à correção do tipo penal a que o réu estaria incurso, pois sua condenação deveria se dar pela prática de uso de documento falso, nos exatos termos da fundamentação da sentença recorrida. O Tribunal de Justiça deu provimento à apelação para modificar o enquadramento típico da conduta, para o delito de uso de documento falso, fixando nova reprimenda em dois anos de reclusão. No que toca à situação narrada, é correto afirmar que:

Resolva a questão aqui ›


 

Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens de 62 a 67.

O autor trata com parcialidade a questão da parceria firmada entre o Ministério da Saúde e instituições hospitalares privadas.

Resolva a questão aqui ›


No "Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental", discute-se a idéia de trabalhar o discurso político em sala de aula. Um professor, antes de trabalhar com o texto de um discurso político, esclareceu aos seus alunos que:

"De modo geral, o discurso político fundamenta-se na construção de uma lógica de argumentação e exemplos, articulados estrategicamente, para propor um projeto de futuro. O estadista, propagando alcançar o bem comum, concebe um Estado ideal, contraposto ao real (presente). Por isso, o texto do discurso insere-se na esfera da política e, nela, projeta-se no âmbito do possível, daquilo que pode ser feito."

A análise do texto de um discurso político nas aulas de História tem por objetivo

Resolva a questão aqui ›