Em relação às normas ortográficas da língua portugue...

Em relação às normas ortográficas da língua portuguesa em vigor, é CORRETO afirmar:
  • A. Segundo o Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa, o acento diferencial de palavras homógrafas como pelo (verbo pelar) e pêlo (substantivo) foi mantido.
  • B. A acentuação gráfica das palavras deficiência, comunitária, infância e precedência justifica-se pela mesma regra do Novo Acordo Ortográfico: todas as palavras paroxítonas são acentuadas.
  • C. Em relação à eliminação do emprego do hífen, as palavras a seguir respeitam o Novo Acordo Ortográfico: autoeducação, extraoficial, coeditor e contraexemplo.
  • D. O Novo Acordo manteve o hífen nas palavras compostas por justaposição cujos elementos constituem uma unidade semântica, mas mantêm uma tonicidade própria, como em: aero-espacial, bem-te-vi, ave-maria.
  • E. As palavras ideia, jiboia, heroi e feiura tiveram o acento agudo eliminado após o Novo Acordo Ortográfico
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A quantidade de hemácias existentes no sangue é um indicador de grande importância na avaliação clínica dos indivíduos. O volume de hemácias no sangue tem relação direta com a quantidade de hemoglobina; o hematócrito é, portanto, um indicador indireto da capacidade do sangue de transportar oxigênio aos tecidos. O normal para homens é de 40 a 42% e para mulheres de 38 a 42%. Se considerarmos o volume de um tubo de ensaio 100, a altura da coluna de hemácias será o hematócrito. Coletamos então uma amostra de sangue de um paciente, colocamos em um tubo de ensaio e centrifugamos por 3 minutos. Ao final, observamos que o topo da coluna de plasma no tubo é de 30 mm da base e as hemácias estão a 12 mm de altura da base do tubo. Sendo assim, qual o hematócrito deste paciente?

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens que se seguem no que concerne ao pedido. O pedido deve ser certo e determinado, contudo, há situações em que a determinação do quantum debeatur é inviável ao autor por força das peculiaridades do direito almejado, fixando a lei processual as hipóteses em que se admite pedido genérico de modo restrito, não se admitindo interpretação ampliativa dessa regra.

Resolva a questão aqui ›