Em ?Fica sob sua escolha e risco a liberdade para voar...

Em “Fica sob sua escolha e risco a liberdade para voar os ventos ascendentes; que pássaro quer ser; que lugares quer sobrevoar; que viagem ao inusitado mais lhe compraz.”, tem-se, em relação ao verbo “ficar”,
  • A. um sujeito desinencial.
  • B. um sujeito indeterminado.
  • C. um sujeito composto.
  • D. um sujeito paciente.
  • E. uma oração sem sujeito.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Quanto à competência dos órgãos da justiça do trabalho, julgue os itens a seguir.

As demandas entre os trabalhadores avulsos, aos quais estão assegurados direitos trabalhistas, e os respectivos tomadores de serviços devem ser julgadas pela justiça do trabalho, por intermédio de seus órgãos de primeira instância.

Resolva a questão aqui ›


Um paciente com 30 anos de idade queixa-se de dor do tipo ferroada no dente 36, que se manifesta quando ele bebe água. Relata, também, agulhada quando mastiga um pedaço de pão sobre esse dente. Tal desconforto o acompanha há alguns dias. No exame clínico, constata-se presença de cárie oclusal subjacente a restauração antiga e fraturada. No exame radiográfico, observa-se rarefaciência na região correspondente à cárie, com comprometimento de porção significativa da espessura da dentina, mas sem comunicação com a câmara pulpar. A estrutura de suporte ósseo está normal. As regiões apical e periapical apresentam-se sem alterações.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

O procedimento mais eficaz e indicado para se verificar a condição de saúde pulpar consiste em um teste com frio (diclorodifluormetano) nos dentes vizinhos e no dente objeto da queixa principal.

Resolva a questão aqui ›