Seis amigos foram a um restaurante e combinaram que divid...

Seis amigos foram a um restaurante e combinaram que dividiriam igualmente a conta entre eles. Na hora de pagar, um deles percebeu que havia esquecido a carteira em casa. Assim, os outros cinco tiveram que dividir a conta igualmente apenas entre eles.

O aumento percentual no valor que cada um dos cinco amigos pagou, em relação ao que cada um pagaria se a conta fosse dividida por seis, foi de:

  • A. 5%;
  • B. 6%;
  • C. 10%;
  • D. 16%;
  • E. 20%.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em um paciente de 74 anos de idade, internado há 25 dias na clínica médica do hospital municipal, com diagnóstico médico de câncer brônquico pulmonar, foram identificados pela manhã os seguintes sinais vitais: temperatura axilar de 38 ºC; frequência cardíaca de 110 bpm; frequência respiratória de 35 irpm; pressão arterial de 165 mmHg × 95 mmHg (circunferência do baço = 25 cm). O paciente permanece acamado, com rebaixamento do nível de consciência. A acompanhante (filha) informa que, quatro meses antes, o paciente iniciou quadro de dispneia paroxística a médios esforços e astenia, que aumentaram progressivamente, tendo ocorrido vários episódios de hemoptise, o que os levaram a procurar o hospital. Na internação atual, o paciente apresenta tosse produtiva, com volumosa expectoração purulenta com raias de sangue, expansibilidade pulmonar bastante diminuída na base do hemitórax direito, retração intercostal direita, assimetria acentuada entre os hemitóraces, área de submacicez e ausência de murmúrio vesicular na base direita e presença de roncos e estertores em ambas as bases. Devido à dificuldade para se realizar uma punção venosa periférica, foi instalado cateter de dissecção venosa no membro superior esquerdo da paciente.

Considerando a situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 13 a 18.

A auxiliar de enfermagem, ao aferir a pressão sanguínea do paciente, deve utilizar o manguito padrão contendo bolsa com com a largura de 7 cm, que é o equipamento adequado ao caso do paciente em questão.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os seguintes itens, relativos à avaliação de imóveis urbanos.

A metodologia de avaliação aplicável é função, entre outras, da natureza do bem avaliado e da finalidade da avaliação.

Resolva a questão aqui ›


Com relação às margens continentais, considere as afirmações a seguir. I - As margens continentais ativas constituem um dos ambientes geológicos onde são formados prismas acrescionários que contêm melanges, ofiolitos, rochas basálticas e sedimentos. II - As margens continentais passivas se formam durante a ruptura dos continentes, e suas bacias marginais geralmente sofrem subsidência devido ao resfriamento litosférico e à carga sedimentar. III - As margens continentais ativas ocorrem em limites divergentes de placas tectônicas e são marcadas por sistemas de falhas verticais e deposição de espessa pilha sedimentar. IV - As margens continentais passivas formam-se a partir de movimentos distensivos na crosta e são marcadas por orógenos acrescionários e colisionais.

Estão corretas as afirmações

Resolva a questão aqui ›