M. T. S, sexo masculino, 75 anos de idade, hipertenso e...

M. T. S, sexo masculino, 75 anos de idade, hipertenso e diabético, comparece à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) acompanhado por familiares. É acolhido pela equipe e encaminhado à sala de estabilização por apresentar rebaixamento do nível de consciência. A família informa que se trata de paciente em uso irregular das medicações anti-hipertensivas e hipoglicemiantes orais, com consultas eventuais na Unidade Básica de Atenção à Saúde da Família (UBASF). Clinicamente, apresentava-se em grave estado geral, levemente hipocorado e desidratado de forma importante, PA = 160 mmHg x 90 mmHg e HGT 574 mg %. Apresenta achados laboratoriais relevantes: ureia = 240 mg/dL, creatinina = 10 mg/dL, potássio = 7,5 mEq/L. Realizaram-se cuidados para a estabilização, terapia intensiva com necessidade de procedimento dialítico e alta para cuidados na enfermaria.

Considerando a Política Nacional de Redes de Atenção à Saúde, a regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS) e a conduta do médico assistente para esse caso, julgue os itens a seguir.

Os sistemas de atenção à saúde são respostas sociais deliberadas às necessidades de saúde dos cidadãos, portanto devem operar em total coerência com a situação de saúde das pessoas usuárias. A situação de saúde no Brasil é marcada por uma transição demográfica rápida e tripla carga de doenças, predominando situações crônicas. A organização da resposta ao problema do paciente desse caso clínico aponta para um sistema fragmentado, reativo, episódico e voltado para o atendimento das causas agudas e agudizações das condições crônicas.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis