Determinada paciente de 20 anos de idade é admitida em...

Medicina - Transplante - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2016 - SES/DF - Médico Residente Especialista em Transplante Renal (Pré Requisito: Residência em Nefrologia)

Determinada paciente de 20 anos de idade é admitida em pronto-atendimento com quadro de tosse secretiva e febre há dois dias. Há 24 horas vem apresentando dor abdominal e taquidispneia; é portadora de diabetes mellitus tipo 1, mas, como o apetite estava reduzido, há um dia não faz uso de insulina. Apresenta–se com PA de 90 mmHg x 60 mmHg, FC = 96 bpm, desidratada (+2/+4) e FR = 26 imp. Exames de entrada mostram: glicemia capilar de 400 mg/dL, hemoglobina = 11,8 g/dL, leucócitos = 13.500/mm3 com 7% de bastões. Gasometria arterial apresenta os seguintes valores: pH = 7,25, pCO 2 = 2 0, pO2 = 92, bicarbonato 12, com Sat O2 = 92% em ar ambiente, Na 142 mEq/L e Cl = 101 mEq/L.

Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

O distúrbio do equilíbrio ácido-básico da paciente é simples não compensado. Acidose metabólica primária, alcalose respiratória secundária.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Capacidade tributária é a aptidão para figurar no polo ativo (direito de cobrar) ou passivo (dever de pagar) das obrigações tributárias. Sobre a capacidade tributária, é CORRETO afirmar que:

Resolva a questão aqui ›


         João, de onze anos de idade, é filho de pais autoritários, críticos e punitivos. Quando João mostra um desempenho que considera positivo, os pais deixam claro que aquilo nada mais é do que uma obrigação. João fica sem graça e desiste do assunto. Outro dia na escola, ele pensava sobre como seria bom participar do elenco de teatro da festinha de encerramento, quando a professora chamou seu nome e lhe ofereceu um papel. Passado o primeiro momento de alegria, João recusou o convite com a certeza de que o papel seria ridículo e motivo de chacota por parte dos colegas.

Julgue os itens de 113 a 116, acerca do comportamento de João e do desenvolvimento da personalidade sob o enfoque fenomenológico.

João mostrou um processo defensivo de distorção quando recusou o papel, de modo a tornar a experiência real congruente com sua autopercepção. Essa distorção é normativa e necessária ao desenvolvimento saudável da personalidade adulta.

Resolva a questão aqui ›


Um paciente de 25 anos de idade, do sexo masculino, apresenta queixa de azia, queimação epigástrica e dor retroesternal ocasional há 3 meses, evoluindo recentemente com piora da intensidade e da frequência. Há 2 dias, após copiosa ingesta alimentar noturna, iniciou sintomas de disfagia e sensação de parada do bolo alimentar em região epigástrica.

 Quanto à situação clínica hipotética descrita acima, julgue os itens que se seguem.

As três principais causas de disfagia que podem ser diagnosticadas pela manometria esofágica são a acalasia, a esclerodermia (peristalse esofágica ineficaz) e o espasmo esofágico.

Resolva a questão aqui ›