Paciente, 42 anos de idade, sexo masculino, sem comorbid...

Medicina - Transplante - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2016 - SES/DF - Médico Residente Especialista em Transplante Renal (Pré Requisito: Residência em Nefrologia)

Paciente, 42 anos de idade, sexo masculino, sem comorbidades prévias, encontra-se na unidade de terapia intensiva após sofrer queda de andaime de seis metros de altura, com diagnóstico de politrauma há seis horas. Apresenta-se desidratado e com membro inferior direito bastante edemaceado. Dezoito horas após a internação, começou a apresentar urina avermelhada, diurese 12 horas de 230 mL, CPK 16.000 U/L, exame de urina com pH urinário = 6,4 e hemoglobina presente, creatinina = 4,5 mg/dL, ureia = 140 mg/dL, K+ = 7,0 mEq/L e ECG demonstrando apiculação de onda T.

Com base na situação apresentada, julgue os itens a seguir.

Os mecanismos envolvidos na patogênese da rabdomiólise – como o trauma, por exemplo – estão associados à redução de cálcio intracelular, mantendo assim uma das complicações da doença: hipercalcemia.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

De acordo com a estrutura integrada do COSO, um sistema de controle interno eficiente deve contar com atividades de controle apropriadas. Com base nessa informação, julgue os itens a seguir.

A avaliação de um controle interno deve considerar, entre outros aspectos, se as atividades de controle serão suficientemente adequadas para garantir que as diretrizes da administração sejam implementadas.

Resolva a questão aqui ›


Questão de Contabilidade

Assinale a afirmativa que melhor se aplica à capacidade informacional da análise vertical do Balanço Patrimonial.

Resolva a questão aqui ›


Questão de Legislação Estadual, Distrital e Municipal

Considerando as disposições contidas no Código Tributário do Município de Natal, relativas ao Processo Administrativo Fiscal, é incorreto afirmar que:

Resolva a questão aqui ›