Paciente de 25 anos de idade, sexo masculino, sem comorb...

Medicina - Transplante - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2016 - SES/DF - Médico Residente Especialista em Transplante Renal (Pré Requisito: Residência em Nefrologia)

Paciente de 25 anos de idade, sexo masculino, sem comorbidades prévias, apenas com relato de febrícula com coriza e faringoalgia há cerca de 60 dias, foi admitido em enfermaria de nefrologia com quadro de síndrome nefrótica, com proteinúria de 24 horas = 20 g iniciada há 45 dias. Em biópsia renal, evidenciou-se glomeruloesclerose segmentar e focal colapsante (GESF).

Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Entre as variantes da GESF, a forma colapsante é a que cursa com pior prognóstico renal, caracterizando-se pelo aparecimento de síndrome nefrótica maciça (geralmente maior que 10 g/L) e pela baixa resposta ao tratamento.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com base nas disposições da Lei n.º 8.112/1990, que trata do regime jurídico dos servidores públicos federais, julgue os itens a seguir. Em face da garantia da estabilidade, o servidor público estável só perderá o cargo por força de decisão judicial.

Resolva a questão aqui ›


Com relação a planejamento e controle de obras civis, julgue os próximos itens.

As curvas ABC, ferramentas indispensáveis para o planejamento e o gerenciamento de uma obra, consistem na organização e no agrupamento das atividades por ordem cronológica.

Resolva a questão aqui ›


Ao se analisar o motor de um veículo que, segundo o proprietário, tinha problemas de funcionamento, constatou-se que as pontas das velas de ignição apresentavam brilho oleoso, úmido e preto. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

A aparência das velas indica uso de aditivos inadequados para um motor de quatro tempos ou uso excessivo do afogador se o motor for de dois tempos.

Resolva a questão aqui ›