Paciente, 35 anos de idade, sexo feminino, manicure, foi...

Paciente, 35 anos de idade, sexo feminino, manicure, foi admitida no hospital por quadro de febre, artralgia e parestesia em membros inferiores (MMII), ocorridos há 7 dias. Há 3 dias, vem evoluindo com petéquias, edema de MMII e espumúria. A paciente nega comorbidades prévias, vícios, transfusões sanguíneas ou uso de drogas ilícitas. Ao exame, apresentava-se com PA = 160 mmHg x 100 mmHg, e ausculta pulmonar e cardíaca normais. Com relação ao abdome, fígado palpável a 2 cm do rebordo costal direito, edema de MMII (+2/+4) e lesões petequiais em MMII. Os exames solicitados mostravam Hb = 11,5 g/dL, leucócitos = 6.000/mm³, plaquetas = 160.000/mL, VHS = 60 mm, glicemia = 94 mg/dL, creatinina = 2,6 mg/dL, ureia = 135 mg/dL, K+ = 4,9 mEq/L, EAS com cilindros hemáticos e proteinúria = 4,9 g/24 horas. Urocultura negativa. Colesterol total = 300 mg/dL e albumina = 2,8 g/dL. C3 e C4 reduzidos, ANCA, FAN e crioglobulinas negativas. Sorologias para HIV e hepatite B e C em andamento. A biópsia renal realizada na paciente demonstrou proliferação inflamatória mesangial, aspecto de duplo contorno da membrana basal e trombo intracapilar. A imunofluorescência evidenciou depósito difuso e de padrão granular de IgM, IgG e C3.

No que se refere ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

A ausência de crioglobulina detectável ao exame descarta o diagnóstico de glomerulonefrite crioglobulinêmica.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em relação ao conforto acústico, julgue o próximo item.

O tratamento acústico de um recinto envolve isolamento e condicionamento. Enquanto o isolamento pode ser resolvido durante a fase de projeto, o condicionamento é feito na fase de detalhamento, com a ajuda de um técnico especializado.

Resolva a questão aqui ›


No encerramento do exercício social, quando ainda resta saldo não utilizado na conta Provisão para Devedores Duvidosos, necessário se faz contabilizar a reversão desse saldo. Nesse caso, o lançamento de ajuste a ser feito deverá ser:

Resolva a questão aqui ›


Em relação à Lei nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A União elaborará, sob a coordenação do IBAMA, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com vigência por prazo indeterminado e horizonte de trinta anos, a ser atualizado a cada três anos.

( ) A elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, nos termos previstos por esta Lei, é condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade.

( ) O plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos pode estar inserido no plano de saneamento básico. Em municípios com menos de vinte mil habitantes, o plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos terá conteúdo simplificado, exceto municípios integrantes de áreas de especial interesse turístico, inseridos na área de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de âmbito regional ou nacional ou cujo território abranja, total ou parcialmente, Unidades de Conservação.

( ) A existência de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos desobriga o município ou o Distrito Federal do licenciamento ambiental de aterros sanitários e de outras infraestruturas e instalações operacionais.

( ) A queima a céu aberto ou em recipientes, instalações e equipamentos não licenciados para essa finalidade, é uma das formas proibidas de destinação ou disposição final de resíduos sólidos ou rejeitos. Contudo, quando decretada emergência sanitária, a queima de resíduos a céu aberto pode ser realizada, desde que autorizada e acompanhada pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e, quando couber, do Suasa.

A sequência está correta em

Resolva a questão aqui ›