Paciente, 40 anos de idade, sexo masculino, portador de H...

Paciente, 40 anos de idade, sexo masculino, portador de HIV, em uso de esquema com tenofovir + lamivudina + efavirenz há 12 meses, relata dores osteoarticulares, fraqueza muscular e poliúria. Apresenta, aos exames, glicemia de jejum = 95 mg/dL, Hb = 12 g/dL, Na+ = 140 mEq/L, K+ = 3,0 mEq/L, Cl- = 114 mEq/L, pH = 7,32, BIC = 16 mmoL/L, pCO2 = 33 mmHg, pO2 = 99 mmHg. O exame de urina indica pH = 6,0, proteína +2, glicose +++, hipofosfatemia, creatinina = 1,6 mg/dL e ureia = 65 mg/dL.

Com base no caso clínico exposto, julgue os itens a seguir.

A ATR distal tipo 4 cursa com acidose metabólica hiperclorêmica de ânion gap normal e hipercalemia.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Dentro da conceituação de ampla defesa no processo penal, é correto afirmar que

Resolva a questão aqui ›


Com base na legislação e na política de assistência social, julgue os itens subsequentes. O benefício mensal, no valor de meio salário mínimo, à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a sua própria manutenção ou tê-la provida por sua família é assegurado por legislações específicas no âmbito dos estados e municípios.

Resolva a questão aqui ›


Tendo em vista que, devido às características do material nela empregada, a impressão em braille normalmente gera um volume de material impresso maior que aquele produzido na impressão em tinta, julgue os próximos itens, a respeito do controle de qualidade e da economia de espaço no trabalho de transcrição de textos em tinta para o braille. Para economizar espaço, os destaques que utilizam molduras não devem ser transcritos em braille, mesmo que existam no material impresso em tinta.

Resolva a questão aqui ›