Paciente masculino, de 32 anos de idade, negro, com diagn...

Paciente masculino, de 32 anos de idade, negro, com diagnóstico de hipertensão aos 22 anos de idade. Em uso de enalapril 20 mg duas vezes por dia, hidroclorotiazida 25 mg, uma vez por dia e anlodipina 10 mg, uma vez por dia. Retorna para consulta ambulatorial com exames complementares. Creatinina: 1,0 mg/dL; uréia: 38 mg/dL; sódio: 138 mEq/L; potássio: 3,2 mEq/L. Reserva alcalina: 32 mEq/L. Ultrassonografia de vias urinárias normal. O diagnóstico mais provável é:
  • A. feocromocitoma
  • B. coarctação da aorta
  • C. hiperaldosteronismo primário
  • D. estenose de artéria renal bilateral
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O processo de avaliação visa a definir, dentro do ciclo de vida documental, quais os prazos em que os documentos deverão ser preservados, quando deverão ser eliminados ou destinados ao arquivo permanente. Em Arquivística, a função de "avaliação" está intimamente ligada à elaboração e utilização da tabela de:

Resolva a questão aqui ›


No que se refere aos sistemas de infraestrutura e planejamento urbano, julgue os itens subsequentes.

O conjunto de serviços técnicos e os subsistemas técnicos de equipamentos necessários ao desenvolvimento das funções urbanas devem prever capacidade não utilizada, tanto quanto os meios para sua possível ampliação.

Resolva a questão aqui ›


De acordo com a Lei n.º 8.666/1993, projeto básico é o conjunto de elementos necessários e suficientes e com nível de precisão adequado para caracterizar a obra ou serviço que se pretende contratar. A respeito do projeto básico de obras ou serviço, julgue os itens a seguir. Conforme a referida lei, há apenas dois elementos obrigatórios no projeto básico de uma obra pública: as especificações técnicas dos serviços e os desenhos gráficos com detalhes construtivos.

Resolva a questão aqui ›