Embora o clima mundial tenha sempre variado naturalmente,...

#Questão 606178 - Meio Ambiente, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2005, CLDF/DF, Consultor Técnico Legislativo

Embora o clima mundial tenha sempre variado naturalmente, a grande maioria dos cientistas, agora, acredita que o aumento das concentrações dos chamados gases de efeito estufa na atmosfera terrestre, resultante do crescimento econômico e demográfico nos últimos dois séculos, desde a Revolução Industrial, está ultrapassando os limites dessa variabilidade natural e provocando mudanças irreversíveis no clima, com possíveis impactos negativos sobre a saúde humana, a segurança alimentar, as atividades econômicas, os recursos hídricos e a infra-estrutura física. A maior quantidade de evidências científicas e a crescente preocupação pública com as questões ambientais globais introduziram a mudança do clima na agenda política em meados da década de oitenta e, em 1992, foi adotada a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Uma empresa que está situada no DF e que busca financiamento para desenvolver mecanismos para a utilização, em média e larga escalas, de energia proveniente de biogás, foi orientada por técnicos do Ministério da Ciência e Tecnologia a apresentar proposta a ser apreciada no contexto dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL).

Nessa situação, a empresa poderá receber recursos financeiros de países desenvolvidos, recebendo estes, por sua vez, certificados de cumprimento de metas estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto para a redução de emissões de gases de efeito estufa por meio da realização de projetos em países em desenvolvimento, destinados a mitigar os efeitos danosos desses gases.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis