A endodontia é, das especialidades da odontologia, uma d...

#Questão 605191 - Odontologia, Endodontia, IDECAN, 2017, CBMDF/DF, Aspirante Cirurgião Dentista

A endodontia é, das especialidades da odontologia, uma das que mais necessita de radiografias, utilizando-se desde o diagnóstico, durante o tratamento endodôntico, até a proservação. Sobre o tópico radiologia em endodontia, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando houver suspeita de um quarto canal no molar superior, que geralmente está localizado na raiz mesiovestibular, para melhor visualizá-lo deve-se fazer uma radiografia com incidência mesiorradial. Entretanto, se o objetivo for visualizar apenas a raiz distovestibular, a incidência ideal é a distorradial.

II. Na presença de uma raiz suplementar no molar inferior, localizada ao lado da raiz distal e posicionada para lingual, a melhor incidência para sua visualização é a distorradial.

III. Quando o dente apresenta apenas um canal, a sua imagem é nítida em toda a extensão da raiz, porém, quando ocorre a bifurcação, principalmente nos dentes com canais mais atrésicos, a imagem do canal deixa de ser visualizada na radiografia.

IV. A presença de linhas radiolúcidas longitudinais dispostas lateralmente à raiz sugere que o dente é portador de duas raízes e/ou dois canais.

Estão corretas apenas as afirmativas

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis