?Matriciar é realizar intervenções coletivas, discuss...

“Matriciar é realizar intervenções coletivas, discussões conjuntas, atendimentos compartilhados, articulações intersetoriais. Essa é a base, o alicerce da nossa prática” (Henriette Mourão- Psicóloga).

Seguindo o pressuposto dessa afirmação sobre matriciamento, assinale a alternativa correta sobre o papel do psicólogo do NASF na Assistência materno-infantil:

I. Realizar, conjuntamente com as equipes de Saúde da Família (equipes de SF), a articulação com as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e outros serviços da rede de saúde mental, além de outras entidades e instituições como conselhos tutelares, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), conselhos de direitos etc., para um trabalho integrado nos casos necessários.

II. Auxiliar os profissionais das equipes quanto à compreensão dos aspectos psicológicos (emoções, afetos, relações) relacionados a períodos de crise no ciclo de vida como adolescência, gestação, nascimento, menopausa, adoecimento, envelhecimento, morte e outros.

III. Capacitar as equipes de SF a identificar sinais, sintomas e comportamentos que apontam para possíveis problemas emocionais de interação e comunicação na gestação, na relação mãe/bebê e entre os cuidadores e a criança até cinco anos, além de auxiliar a intervenção em saúde mental por meio de discussão de casos, orientações, consulta conjunta, entre outros.

IV. Apoiar as equipes de SF na identificação e na construção de intervenções preventivas para situações no território que possam favorecer o desenvolvimento de adoecimento psíquico, tais como: violência doméstica e/ou urbana, desastres naturais, imigração.

V. Diagnosticar, tratar/controlar as intercorrências clínicas na gestação e/ou doenças crônicas, além de definir os indicadores prioritários para avaliar as ações de atenção à saúde da mulher na gestação, assim como pactuar as metas com as equipes de SF.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis