Segundo os Estágios de prontidão para mudança de Proch...

Segundo os Estágios de prontidão para mudança de Prochaska e Di Clemente em relação ao uso abusivo do álcool, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O Período de Pré-contemplação é aquele que a pessoa não enxerga motivos para mudar seu padrão de consumo de álcool. O psicólogo não poderá ajudá-lo uma vez que ele não se vê com necessidade para isso, devendo encaminhá-lo para outros profissionais da Equipe da Saúde da Família.

II. Contemplação: posição marcada pela ambivalência, ou seja, a pessoa ainda não está convencida da necessidade de se tratar. Embora o psicólogo não possa atuar muito, deverá agendar um retorno próximo e solicitar auxílio da família.

III. Determinação: o indivíduo já percebeu que necessita mudar o padrão de uso do álcool, mas tem dificuldade de tomar alguma medida prática nesse sentido. Nesse caso, o psicólogo deverá fornecer opções de estratégia para o paciente e ajudar na execução.

IV. Manutenção: o paciente já modificou seu hábito de beber, porém a recaída é uma ameaça. Nessa fase, o psicólogo poderá enfatizar os ganhos com a mudança e utilizar estratégias de prevenção de recaída.

V. Recaída: por algum motivo, o paciente voltou a beber. Aqui o psicólogo deverá esclarecer que a recaída faz parte do processo de cura e que, em geral, o paciente volta a percorrer as etapas de melhora de maneira mais rápida e menos sofrida.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis