O termo esquizofrenia significa ?cisão das funções m...

O termo esquizofrenia significa “cisão das funções mentais” (do grego schizo = divisão, cisão; phrenos = mente). Atualmente, a esquizofrenia não é classificada como uma doença e sim como um transtorno mental que pode afetar homens e mulheres de várias idades, nacionalidades e diferentes estratos sociais. Os sintomas mais comuns são os delírios, as alucinações (auditivas e visuais), a falta de motivação, a apatia e o isolamento social. O pensamento fica empobrecido e a pessoa demonstra total indiferença emocional.

Considerando essas informações e os processos psicopatológicos, julgue os itens a seguir.

A capacidade de orientar-se requer a integração das capacidades de atenção, percepção e memória. É correto afirmar que pode ocorrer, em quadros esquizofrênicos, alteração da orientação evidenciada na desorientação delirante, presente na vivência de ideias delirantes intensas com convicção plena de que o sujeito estava habitando o lugar e o tempo dos respectivos delírios.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Ao dimensionar o quadro de profissionais de enfermagem em uma unidade de saúde que presta assistência mínima ou autocuidado, deve-se respeitar a Resolução COFEN no 293/2004. De acordo com essa legislação, considera-se como horas de enfermagem, por leito, nas 24 (vinte e quatro) horas:

Resolva a questão aqui ›


Leia os enunciados de problemas abaixo.

I. Um caminhão tem 4 rodas. Quantas rodas têm 5 caminhões?

II. Jaime comeu  do bolo de fubá de 500 g que sua mãe fez. Quantos gramas ele comeu?

III. Um quilo de açúcar, de determinada marca, custa R$ 2,80. Quanto custa  quilo de açúcar da mesma marca?

IV. Um elevador carrega até 6 pessoas em cada viagem. Qual o número mínimo de viagens que esse elevador deverá fazer para carregar 25 pessoas?

V. Um pintor cobre 15 m2 de parede por hora de trabalho.Quantas horas ele precisará trabalhar, mantendo o ritmo, para pintar 60 m2 de parede?

 Analisando esses 5 problemas é possível perceber que alguns deles envolvem variáveis discretas e outros envolvem variáveis contínuas.As variáveis discretas estão presentes APENAS nos problemas

Resolva a questão aqui ›


Para responder às questões de números 47 a 49, considere o enunciado a seguir.

A tabela de dupla entrada abaixo apresenta a distribuição conjunta das freqüências relativas a X e Y, onde:

X = preço, em reais, do produto X.

Y = preço em reais, do produto Y.

Para fabricação de uma peça Z são utilizadas os produtos X e Y e está sendo analisada a viabilidade econômica desta peça. Se esta peça utiliza 3 unidades de X, e 5 unidades de Y, o custo médio de Z é

Resolva a questão aqui ›