Segundo Piaget, o quarto e último estágio principal do...

Segundo Piaget, o quarto e último estágio principal do desenvolvimento cognitivo, que ocorre durante a adolescência, quando o sujeito consegue manipular e organizar idéias e objetos, é denominado de:
  • A. Operações informais
  • B. Operações concretas
  • C. Operações formais
  • D. Pré-operacional
  • E. Sensório-motor
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

É de extrema importância que no plano de cuidados o Enfermeiro indique o tipo de precauções diante de determinadas patologias. As patologias que requerem precauções para transmissão por aerossóis são:

Resolva a questão aqui ›


Considerando as disposições relativas ao Imposto Predial e Territorial Urbano, assinale as proposições abaixo com F para falsa ou V para verdadeira e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta:

( ) O IPTU poderá ser pago em até 12 parcelas mensais, podendo o pagamento das parcelas ser efetuado até o 5º dia útil subseqüente ao do vencimento, sem qualquer acréscimo.

( ) A avaliação dos imóveis, para efeitos fiscais, será sempre feita com base nos indicadores técnicos das tabelas e plantas de valores aprovadas por ato do Poder Executivo.

( ) Decorridos 30 dias da concessão do habite-se, se o contribuinte não fizer a inscrição do imóvel no Cadastro Técnico do Município, ser-lhe-á concedido prazo de 10 dias para fazê-lo, findos os quais será efetuado o lançamento, de ofício, mediante lavratura do competente auto de infração.

Resolva a questão aqui ›


Um tanque de armazenamento de óleo será adquirido por uma companhia produtora de petróleo. Foi elaborada a especificação técnica contendo as características necessárias para a fabricação do tanque, bem como as diretrizes para o seu fornecimento. Nessa especificação técnica, foi determinado o transcrito abaixo como exigência para a fabricação do tanque. O tanque de armazenamento de óleo deverá ser do tipo cilíndrico vertical, fixo, com teto cônico. Deverá possuir: conexões para entrada, saída e dreno de óleo, torneira para retirada de amostra de óleo, bocas de visita no costado e no teto, conexão de aeração dotada de desumidificador com sílica gel, conexão no teto para instalação de chave de nível e os respectivos relés de nível para anunciação de nível alto e baixo, visores de nível e respectivas conexões, escada e terminal de aterramento elétrico. A capacidade do tanque de armazenamento deverá ser de 6 m³, sem contar o teto cônico. O tanque deverá ser projetado e fabricado para a pressão atmosférica de acordo com os requisitos da norma ABNT NBR 7821 – Tanques Soldados para Armazenamento de Petróleo e Derivados; o material do fundo, do teto e da parte cilíndrica deverá ser chapa de aço ASTM A 283 de grau C, com a espessura não inferior a 9,52 mm. As conexões de entrada, saída, dreno e de aeração do tanque de armazenamento deverão ser flangeadas, conforme ANSI B 16.5, face com ressalto. O tanque de armazenamento deverá ser fornecido com visor de nível de vidro temperado com régua de indicação de inox ou latão. No bocal previsto no teto do tanque deverá haver uma chave de nível de topo instalada.

Durante processo de compra, um fabricante enviou o desenho abaixo para aprovação, na expectativa de ganhar o fornecimento do tanque.

Todas as dimensões do desenho estão em milímetros e as elevações, em metros. O fabricante também inform

O volume útil do tanque apresentado no desenho é superior à capacidade especificada.

Resolva a questão aqui ›