O grupo de encontro criado por Carl Rogers tem se destaca...

O grupo de encontro criado por Carl Rogers tem se destacado entre as alternativas de grupo terapêutico existentes no âmbito da saúde pública. Dentre suas características está a:
  • A. existência do “ego auxiliar”, uma pessoa que assume o papel de coterapeuta.
  • B. ausência de pauta prévia, enfatizando a liberdade e autenticidade dos participantes.
  • C. conclusão da atividade com uma síntese das ocorrências em forma de ata terapêutica.
  • D. figura do facilitador, que tem a função de censurar possíveis conflitos e estimular as discussões.
  • E. impossibilidade de realização junto a pacientes psicóticos, devido às tensões geradas pela angústia oriunda do transtorno.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Leia as proposições abaixo.

I. A pesquisa construcionista social ocupa-se principalmente de explicar os processos pelos quais as pessoas descrevem, explicam, ou, de alguma forma, dão conta do mundo em que vivem (incluindo-se a si mesmas);

II. O construcionismo constitui um desafio significativo à compreensão convencional, sendo uma orientação tanto em relação ao conhecimento quanto ao caráter dos constructos psicológicos;

III. Embora as raízes do construcionismo possam ser rastreadas há bom tempo nos debates entre as escolas de pensamento empirista e racionalista, o construcionismo busca ultrapassar o dualismo com o qual ambas as teorias estejam comprometidas e situar o conhecimento no interior dos processos de intercâmbio social;

IV. O construcionismo propõe o abandono da crença de que as categorias ou os entendimentos recebem seu aval através da observação. Convida, portanto, a desafiar as bases objetivas do conhecimento convencional.

Assinale a opção CORRETA.

Resolva a questão aqui ›


Em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com o Código Civil e com a Constituição Federal, no que se refere ao direito à convivência familiar e comunitária, julgue os itens seguintes.

Para as funções familiares de cuidado e socialização, a desnaturalização do conceito de família e o deslocamento da ênfase na estrutura familiar põem em questão a antiga concepção de desestruturação familiar na abordagem da família em seus diferentes arranjos cotidianos.

Resolva a questão aqui ›


Paciente de 70 anos de idade, do sexo masculino, vai ao pronto-socorro com queixa de síncope, dispneia e importante dor torácica há 12 horas. Refere que sente seu coração muito fraco. Nega história de etilismo e tabagismo. Nega medicações em uso. PA = 85 mmHg x 40 mmHg. Foi solicitado a ele um eletrocardiograma, como mostra a imagem a seguir.

  Com base no caso clínico exposto, julgue os itens a seguir.

O paciente deve receber atropina para melhorar a frequência cardíaca.

Resolva a questão aqui ›