A escravidão no Brasil só foi abolida oficialmente no f...

A escravidão no Brasil só foi abolida oficialmente no final do século XIX. O trabalho escravo predominou no Brasil por mais de 350 anos. Dessa forma, convivemos com a liberdade formal de trabalho há pouco mais de cem anos. A respeito das relações de trabalho no Brasil caracterize essa realidade nos dias atuais. Sobre esse assunto, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O sistema de trabalho no Brasil, nos dias atuais, é caracterizado por uma situação de avanço do capital com políticas que visam a redução dos direitos trabalhistas e uma agenda que proporcione uma flexibilização da relação capital e trabalho.

II. A realidade atual da relação trabalho e capital no Brasil está marcada por um avanço de fortalecimento de direitos trabalhistas e do Estado de bem-estar social.

III. A política de Estado no Brasil tem se notabilizado por uma preocupação frequente em combater a prática do trabalho escravo e de garantir proteção social aos direitos dos trabalhadores, exclusivamente, rurais.

IV. Atualmente, o Brasil notabiliza-se por adotar uma política trabalhista de incentivo ao imigrante para trabalhar no campo, sobretudo nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

V. Em razão do grande incentivo de políticas públicas no campo, sobretudo através da reforma agrária, atualmente, são raros os casos de trabalho escravo na zona rural brasileira.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis