Uma professora do ensino fundamental, de vinte e oito ano

#Questão 595466 - Medicina, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2017, HUB, Médico Residente de Acesso Direto (Programa: Anestesiologia)

Uma professora do ensino fundamental, de vinte e oito anos de idade, procurou atendimento médico por apresentar dispneia aos médios esforços. O exame físico cardiovascular revelou ictus cordis visível e palpável no 5.º espaço intercostal na linha medioclavicular esquerda; presença de hiperfonese; e desdobramento fisiológico da segunda bulha em foco pulmonar. Na ausculta do foco mitral, observaram-se hiperfonese da primeira bulha, estalido de abertura da mitral e sopro protomesodiastólico — grau III de Levine — associado a reforço pré-sistólico. No exame clínico, não foram observadas outras alterações significativas. Após avaliação clínica e laboratorial, o médico estabeleceu o diagnóstico de cardiopatia reumática crônica, tipo estenose mitral, de moderada intensidade.

Com referência a esse caso clínico, julgue os seguintes itens.

Como a lesão valvar definitiva está plenamente instalada, a profilaxia secundária para febre reumática não é recomendada para a paciente em questão.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis