Pessoa vítima de atropelamento foi atendida inicialmente

#Questão 595443 - Medicina, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2017, HUB, Médico Residente de Acesso Direto (Programa: Anestesiologia)

Pessoa vítima de atropelamento foi atendida inicialmente no local do acidente pela equipe do corpo de bombeiros. Encontrava-se inconsciente, com ferimento extenso no couro cabeludo, com exposição da calota craniana, cortes na face, escoriações no tórax e sinais de fratura no fêmur esquerdo. Depois de realizada a imobilização cervical e o MIE, a vítima foi imobilizada em decúbito dorsal sobre prancha cervical, para ser transportada. No serviço de pronto-socorro, constatou-se que o paciente apresentava abertura ocular ao estímulo doloroso, respondia palavras inadequadas e localizava a dor ao estímulo doloroso. Suas pupilas estavam isocóricas e fotorreagentes, e a ausculta pulmonar à esquerda estava diminuída. Havia escoriações e crepitação ao nível entre a quarta e a sexta costelas no hemitórax esquerdo, bem como aumento do volume da coxa esquerda em seu terço distal. O paciente tinha saturação de oxigênio de 89%, frequência cardíaca de 95 bpm e pressão arterial de 100 mmHg × 50 mmHg. Após ressuscitação inicial com administração de fluidos, o paciente foi encaminhado ao serviço de radiologia, para a realização de tomografia computadorizada de crânio e rotina radiológica.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.

No atendimento inicial no pronto-socorro, o colar cervical pode ser removido após a avaliação inicial realizada no exame físico criterioso, não sendo necessária a realização de exames radiológicos para isso.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis