Um homem de setenta e cinco anos de idade, portador de do

Um homem de setenta e cinco anos de idade, portador de doença renal crônica secundária e glomerulonefrite, em tratamento conservador com a nefrologia, foi atendido em ambulatório com relato de quadro de cefaleia occipital, pulsátil, predominante no período vespertino, associada a tonturas e insônia.

Ao ser indagado, o paciente informou que esse quadro persistia havia três meses e que, por ser asmático, fazia uso crônico de broncodilatador e corticoide em doses baixas. Além disso, devido à anemia com estoques de ferro normais, havia três meses que fazia uso (três vezes por semana) de eritropoetina 4.000 UI SC.

O médico foi informado, ainda, de que, nas últimas consultas, a pressão arterial do paciente estava normal e que, na consulta mais recente, apresentou os seguintes achados clínicos: PA = 160 mmHg × 100 mmHg (sem outras alterações cardiológicas); Cr = 4,3 mgdL; Ur = 88 mgdL (níveis semelhantes aos da consulta anterior); Hb = 12,6; Ht = 36%; Na = 138 mEqL; K+ = 3,5 mEqL; ausculta respiratória normal e peso = 89 kg.

A respeito do caso clínico apresentado, julgue os seguintes itens.

A hipótese diagnóstica mais provável para o referido quadro clínico é a de hipertensão essencial.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No Java, um tipo inteiro (int) utiliza quatro bytes para armazenamento. A faixa máxima possível de valores inteiros para se armazenar em uma variável do tipo primitivo int é de:

Resolva a questão aqui ›


Com relação aos equipamentos de conectividade utilizados em redes de comunicação, julgue os itens de 124 a 128.

Gateway, por ser um repetidor, permite a conexão entre redes que possuem protocolos de comunicação diferentes.

Resolva a questão aqui ›