Um paciente com vinte e cinco anos de idade foi admitido

Um paciente com vinte e cinco anos de idade foi admitido em um hospital apresentando, havia cinco dias, febre persistente, cefaleia holocraniana, oscilações de humor e alterações no seu comportamento habitual. O paciente fez uso de analgésicos e antitérmicos, em casa, administrados pela própria família, mas a resposta aos medicamentos foi parcial e temporária. No quinto dia, o paciente estava excessivamente sonolento, e apresentou crise convulsiva tônico-clônica, sendo então levado para atendimento médico de urgência.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir considerando o exame de imagem mostrado.

A cultura viral do líquor é o exame padrão-ouro para estabelecer o diagnóstico etiológico da doença no paciente em questão.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação às síndromes glomerulares nefrítica e nefrótica, julgue os próximos itens. No adulto, as principais causas primárias de síndrome nefrótica incluem membranosa e glomérulo esclerose segmentar e focal (GESF).

Resolva a questão aqui ›


A Resolução CFP no 007/2003 instituiu o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelos psicólogos a partir de avaliações psicológicas. O relatório ou o laudo psicológico configuram-se em documento

Resolva a questão aqui ›


A partir das informações do sistema mostrado acima, julgue os itens que se seguem, considerando a base de potência igual a 100 MVA e a base de tensão igual a 10 kV no gerador.

A corrente de curto-circuito monofásico na barra indicada por 1 depende do valor da reatância de seqüência zero do gerador, porém essa dependência não existiria caso o tipo de falta fosse fase-fase.

Resolva a questão aqui ›